Projeto Inventário dos Bens Móveis e Integrados da Paróquia Nossa Senhora do Pilar/Museu de Arte Sacra de Ouro Preto


Generic placeholder image

O projeto Inventário dos Bens Móveis e Integrados da Paróquia Nossa Senhora do Pilar/Museus de Arte Sacra de Ouro Preto tem como objetivos revisar, atualizar e modernizar o trabalho realizado na década de 80 do século XX, bem como realizar o inventário dos bens integrados que não foram contemplados naquele momento. O projeto que se insere na linha de pesquisa, Gestão de Coleções do Departamento de Museologia da Escola de Direito, Turismo e Museologia da UFOP está sendo desenvolvido, a partir dos conceitos teóricos da Museologia e do Patrimônio, das políticas públicas e as ferramentas legais da atualidade e dos recursos da Tecnologia da Informação no desenvolvimento e implantação de Banco de Dados Informatizado que permitirá um controle, recuperação e disseminação da informação, a partir de vocabulário controlado, glossários e thesaurus que atenda a uma demanda interna e externa da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar/Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, sendo esta local do projeto piloto; em etapa posterior o projeto será implantado em toda a Arquidiocese de Mariana.

O projeto proposto, elaborado e coordenado pela Prof. Dra. Vania Carvalho do Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia, conta com a participação do Prof. Dr. Celio Macedo, como Coordenador de História da Arte, e parceria de Inovação Tecnológica com o Departamento de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, através da Profa. Dra. Amanda Nascimento e a AUTOMIC - Empresa Júnior de Engenharia de Controle e Automação/UFOP.

Equipe de Trabalho UFOP:
Departamento de Museologia - DEMUL
Profa. Dra. Vania Carvalho - Coordenação do Projeto
PROF. Dr. Celio Macedo - Coordenação de História da Arte
Departamento de Computação - DECOM
Voluta SD - Empresa Júnioe de Ciência da Computação/UFOP
Profa. Dra. Amanda Nascimento - Coordenação de Informática
AUTOMIC - Empresa Júnior de Engenharia de Controle e Automação/UFOP
Paróquia de Nossa Senhora do Pilar/Museu de Arte Sacra de Ouro Preto - Arquidiocese de Mariana:
Sr. Carlos José Aparecida de Oliveira - Diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto
Graduandos de Museologia (2015/2016):
André Luiz da Silva Paulo, Cristiane de Souza Xavier, Gabriel Eugenio de Sales, Kalila Assis Amorim, Marília Geralda de Freitas, Natalia Castro de Figueiredo, Nathalia de Fátima Moreira, Nayara Thayhumy Costa Fagundes, Tania Maria Matias Ferreira.
Graduandos de Museologia (2016/2017):
Gabriel Eugenio de Sales, Maritsa Sá Freire Costa, Matheus Rodrigues da Cruz, Nayara Thayhumy Costa Fagundes, Tania Maria Matias Ferreira.
Maritsa Sá Freire (PIBIC/CNPq - 2015/2016)